terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Berdadeiro Passeio de Natal...26.12.2009

Depois do "sucesso" de 2008, a realização de um passeio de BTT no dia 26 de Dezembro de 2009 seria quase certo. Se em 2008 tinhamos pensado num percurso com cerca de 80km's, em 2009 decidimos subir um pouco a fasquia. Cerca de 127km's seria o percurso que ligaria Vila Verde a S. Pedro de Fins, logo de seguida entrariamos na Geira Romana até Covide, sendo que depois teriamos que fazer a ligação à Rota das Sombras e o regresso seria realizado por estrada.

Entre as 8.00 e as 8:30 lá reunimos 12 Berdadeiros e enquanto alguns tomavam o pequeno almoço decidiu-se alterar a parte inicial do percurso, fazendo assim alguns kms por estrada até Paredes-Secas onde entrariamos na Geira seguindo depois o que estava previamente marcado.

Os 13kms que ligam Vila Verde a Paredes-Secas serviu de aquecimento, e após os primeiros metros de Geira deu para perceber que iriamos ser brindados com muita água em todo o percurso. Foram cerca de 30kms de Geira, com muita água, pedra e lama. A diversão neste tipo de trilhos é sempre muita, mas a atenção também tem que ser redobrada. Alguns sustos, alguns "tombos", alguns mergulhos e muitas pedaladas com os pés na água foram dando motivos de risos e "picansos". Já durante o percurso, derivado ao estado do terreno optamos por alterar mais um pouco o que estava previsto e seguimos até Campo (Gerês).



Por volta das 13.15h, já estavamos em Campo à procura de um restaurante onde podessemos comer qualquer coisa e restabelecer forças. Enquanto esperavamos ser servidos, alguns aproveitaram para tentar secar a roupa que molharam durante o percurso. Meias, sapatos, luvas, tudo isto pendurado num gradeamento duma casa mesmo ao lado do restaurante, onde o sol ainda mostrava um pouco da sua graça.



Depois de bem almoçados (pelo menos alguns), lá começamos a rolar novamente. 40kms era a distância entre Campo e Vila Verde. Por estrada o andamento é elevado, e num ápice chegamos a Coucieiro onde fizemos uma pequena paragem para hidratar, e seguindo depois até Vila Verde. Pouco faltava para as 17.00h e já estavamos na BBikes a contar as peripécias da volta.

Foram 77kms de bons momentos, onde o convívio imperou e a boa disposição dos 12 Berdadeiros foi constante.



Continuação de boas pedaladas.
Rui Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário